Mais um paciente é isolado em hospital da Espanha com sintomas de ebola
Vitoria (Espanha), 18 ago (EFE).- Um paciente foi isolado no Hospital de Basurto em Vizcaya, no norte da Espanha, em aplicação dos protocolos de atuação contra o ebola, já que retornou há poucos dias de Serra Leoa apresentando um quadro de febre.
O Serviço Basco de Saúde informou que se trata de um morador de Vizcaya que voltou há poucos dias de Serra Leoa, onde se encontrava por motivos trabalhistas não sanitários.
O paciente ficou internado em isolamento, conforme o protocolo de atuação recomendado pelas autoridades internacionais de saúde, a fim de descartar que se trate de um caso de ebola.
No domingo se descartou que um homem de origem nigeriana que tinha sido internado em um hospital da cidade de Alicante, no leste da Espanha, com sintomas de ebola – febre alta, mal-estar, vômitos e hemorragias -, estivesse infectado.
No último dia 12, o sacerdote Miguel Pajares se transformou na primeira vítima mortal em consequência do ebola na Europa.
O padre Pajares foi repatriado à Espanha da Libéria, junto com a religiosa de origem guineana e passaporte espanhol Juliana Bonoha, que não foi infectada pelo vírus.
Pajares, de 75 anos, morreu em um hospital da capital espanhola após contagiar-se durante sua estadia no Hospital San José de Monróvia, onde cuidou do diretor do centro, o irmão Patrick Nshamdze, que também morreu de ebola.
Segundo a última apuração divulgada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), nos últimos quatro meses um total de 2.127 pessoas foram infectadas pelo vírus na África Ocidental, das quais 1.145 morreram. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.