Obama: Não há nenhum argumento válido contra o acordo selado com o Irã

  • Por Agencia EFE
  • 27/07/2015 11h22

Adis-Abeba, 27 jul (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, defendeu nesta segunda-feira em Adis-Abeba o acordo alcançado com o Irã sobre o programa nuclear de Teerã ao afirmar que não escutou um só argumento contra “que se sustente”.

Obama sustentou que o pacto assinado entre o governo iraniano e as potências do Grupo 5+1 para evitar que Teerã desenvolva a bomba atômica é “um bom acordo”, ao responder perguntas dos jornalistas em entrevista coletiva oferecida junto ao presidente etíope, Hailemariam Desalegn.

O presidente americano criticou o tom que adquiriu a campanha das primárias do Partido Republicano em seu país e qualificou de “ridículos” os comentários nos quais o pré-candidato conservador Mike Huckabee tachava de “idiota” o acordo alcançado com o Irã.

Obama lembrou que “99% do mundo pensa que um problema global será solucionado tentando não fornecer ao Irã uma arma nuclear”.

“Não ouvi nenhum argumento contra que se sustente”, garantiu o presidente americano.

“E há uma razão -acrescentou-, porque é um bom acordo. Há uma razão pela qual a maior parte de especialistas dizem que é bom acordo”.

Para Obama, os comentários de Mike Huckabee “seriam considerados ridículos se não fossem tão tristes”, afirmou, em linha com outras declarações que estão saindo na imprensa durante a campanha republicana.

Com estas declarações, o aspirante a candidato republicano “está tentando tirar seu rival Donald Trump das manchetes de imprensa, mas não é a liderança que a América necessita atualmente “, acrescentou o presidente. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.