Professor de Manchester se declara culpado de atividades terroristas na Síria

  • Por Agencia EFE
  • 27/10/2014 13h39

Londres, 27 out (EFE).- Um professor de química de Manchester, no norte da Inglaterra, se declarou culpado nesta segunda-feira de duas acusações de atividades terroristas ligadas à Síria no julgamento no tribunal de Londres.

Jamshed Javeed, de 30 anos, natural da cidade de Levenshulme e professor de ciência em um colégio de Bolton, também no norte da Inglaterra, planejava viajar à Síria para se juntar à organização jihadista Estado Islâmico (EI).

O acusado, que saberá sua sentença em dezembro, encorajou outros a cometerem atos de terrorismo e ajudou nove pessoas a viajarem para a Síria.

Em março o professor foi acusado formalmente de haver tentado ajudar outras pessoas a cometer atividades terroristas e de estar envolvido na preparação desses atos.

A promotoria informou que Javeed foi detido em dezembro por agentes de uma unidade antiterrorismo quando realizava os preparativos finais para uma viagem à Síria, através da Turquia, para se incorporar às milícias do EI.

O acusado assinalou então, lembrou hoje o canal britânico “BBC”, que sentia que o governo britânico não estava fazendo o suficiente para ajudar a Síria.

“As provas indicam que tinha se reunido com um grupo que estava muito decidido a viajar para a Síria e lutar, apesar dos esforços de sua família, contrária a sua ida”, assinalou o responsável da Unidade Antiterrorista de North West, Tony Mole.

Este agente acrescentou que “qualquer um que for lutar com o EI poderia potencialmente constituir um perigo grave para as comunidades caso retornem (ao Reino Unido)”. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.