Chance the Rapper chama comercial da Heineken de racista; empresa tira campanha do ar
Uma nova campanha de marketing lançada pela Heineken não foi bem recebida por parte do público norte-americano. Entre eles está o músico Chance the Rapper, que se apresentou recentemente no Lollapalooza Brasil. No domingo (25), ele usou suas redes sociais para denunciar o cunho racista da propaganda.
“Acho que algumas empresas estão propositadamente publicando anúncios racistas para que possam obter mais visualizações. Então eu acho que eu não deveria ajudar postando sobre isso. Mas tenho que dizer que o comercial da Heineken é terrivelmente racista, meu Deus”, postou em sua página do Twitter.
I think some companies are purposely putting out noticably racist ads so they can get more views. And that shit racist/bogus so I guess I shouldn’t help by posting about it. But ? I gotta just say tho. The “sometimes lighter is better” Hienekin commercial is terribly racist omg
— Chance The Rapper (@chancetherapper) 26 de março de 2018
A propaganda em questão trata de uma nova versão light da cerveja. No comercial, um garçom joga uma garrafa pelo balcão que passa por três pessoas negras até chegar em um grupo de pessoas brancas. Aparece então o slogan “sometimes lighter is better”. O problema é que a palavra “light” em inglês pode significar tanto “mais leve” como “mais claro”. Ou seja, unindo a cena com os dizeres, pode-se interpretar que a campanha sugere que “mais claro é melhor”.
Após as críticas do rapper, a empresa decidiu tirar a propaganda do ar e soltou um comunicado pedindo desculpas. “A Heineken tem criado mais comerciais para unir que para segregar. Erramos o alvo. Usaremos o feedback para nos influenciar em futuras campanhas”, diz a nota.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.