Possibilidade de chuva ameaça o ‘Janjapalooza’ no Rio de Janeiro
Evento, cujo nome oficial é Aliança Global Festival Contra Fome e Pobreza, foi idealizado pela primeira-dama, conta com 30 atrações e espera atrair 40 mil pessoas
A previsão do tempo para o Rio de Janeiro indica que a chuva que atingiu a cidade nesta quarta-feira (13) deve persistir até o próximo domingo (17). Essa situação tem preocupado a primeira-dama Janja Lula da Silva, que é a criadora da Aliança Global Festival Contra Fome e Pobreza. O evento, que contará com 30 atrações, acontecerá entre quinta (14) e sábado (16), coincidentemente com as reuniões do G20 Social na Zona Portuária da cidade. O festival, apelidado jocosamente de “Janjapalooza”, foi inspirado em grandes concertos internacionais, como o Live Aid (1985) e o Free Nelson Mandela Concert (1988). De forma gratuita, o evento será realizado na Praça Mauá e espera receber cerca de 40 mil pessoas diariamente.
Idealizado para celebrar a diversidade cultural do Brasil, a programação do evento foi pensada com a participação de renomados artistas nacionais com o propósito de engajar a luta contra a fome e a pobreza. Além de sua preocupação com as condições climáticas que podem impactar o festival, Janja também esteve presente na entrega das recomendações finais do C20 (oficializado como Grupo de Engajamento do G20 em 2013) aos países que fazem parte do G20.
A primeira-dama enfatiza a importância do evento para mobilizar a sociedade em torno de um compromisso coletivo, “unindo arte e cultura” pelo festival. De acordo com a organização do evento, a expectativa é que, mesmo com a chuva, o encontro consiga, segundo Janja, cumprir seu papel de unir pessoas em torno de uma causa extremamente importante para o Brasil. A oposição, no entanto, criticou os gastos com a organização e o cachê dos músicos.
Publicado por Victor Trovão
*Reportagem produzida com auxílio de IA
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.