Porque “もののけ姫” está nos trending topics mundial e o que isso quer dizer

  • Por Jovem Pan
  • 26/10/2018 13h12
Reprodução de Studio GhibliO a animação ganhou três prêmios de melhor anime no Japão na época de lançamento

Hayao Miyazaki é um dos maiores nomes da animação mundial. Sua carreira o alçou os seus filmes e o seu estúdio, Ghibli, a comparações com as melhores animações da Disney. Na manhã dessa sexta-feira (26), a hashtag もののけ姫 chegou aos trending topics mundial no Twitter e muitas pessoas estão se perguntando por que e o que a tag significa.

A tag, escrita em japonês, quer dizer “Princesa Mononoke”, em português. Este é o nome de um dos filmes mais amados pelos fãs e pela crítica ocidental e oriental. O motivo da sua colocação entre os principais assuntos no mundo não fica evidente mesmo com a tradução do termo para o português.

Para entender o caso, precisamos atravessar o oceano rumo a Los Angeles, nos EUA. A LAFCA, Associação de Críticos de Filmes de Los Angeles, uma das mais importantes instituições de críticos, revelou no último dia 23 que o diretor e animador japonês de 77 anos é o grande homenageado deste ano com o Prêmio de Realização de Carreira.

Carreira reconhecida

Não é a primeira vez que o conjunto da obra de Hayao Miyazaki é premiado. Em 2014, ele recebeu o Oscar Honorário, uma variação do prêmio que é entregue a um diretor como reconhecimento de vários trabalhos que tenha realizado. Além disso, em 2004, o diretor também levou a estatueta de melhor animação com “Sen to Chihiro no Kamikakushi”, A Viagem de Chihiro, em português.

Em nota, a LAFCA diz estar animada em premiar Miyazaki, “[O diretor] transportou nossos membros – e audiências ao redor do mundo – para seus mundos encantadores, indeléveis e vividamente imaginativos através de sua linda e tematicamente rica animação”, declarou a presidente da associação, Claudia Puig.

Puig ainda ressaltou a importância das personagens femininas fortes e livres nos filmes de Miyazaki:       “A maneira pela qual Miyazaki inspira o senso de admiração de uma audiência é inigualável. Eu particularmente admiro sua representação de personagens femininas autossuficientes, determinadas e corajosas que não precisam ser salvas […] qualquer mulher é tão capaz de ser uma heroína quanto qualquer homem”. Estas palavras ressoam mais poderosamente do que nunca em nossos tempos atuais”, afirmou.