Após escândalo, Interpol suspende acordo de 20 milhões de euros com a Fifa

  • Por Agência EFE
  • 12/06/2015 11h04
Presidente da Fifa Joseph Blatter deixa entrevista em Zurique. 2/6/2015. REUTERS/Ruben Sprich Reuters Investigado na Suíça

A Interpol anunciou nesta sexta-feira que decidiu suspender acordo com a Fifa, que havia repassado 20 milhões de euros (R$ 70,7 milhões) para a corporação, como parte de um programa para a integridade no esporte.

O secretário-geral de Interpol, Jürgen Stock, disse em comunicado que a suspensão é consequência do “atual contexto que envolve a Fifa”, ao mesmo tempo que ressaltou que a agência policial internacional segue comprometida em combater a corrupção no futebol.

“Todos os nossos parceiros externos têm que compartilhar os valores fundamentais e os princípios da organização, assim como os de todos os que se encarregam em garantir o respeito a lei”, disse Stock.

A suspensão da parceria decidida recebeu o respaldo do comitê executivo da Interpol, que esteve reunido de quarta-feira até hoje, na sede central da corporação, em Lyon, na França.

A primeira medida é o congelamento do uso da contribuição financeira repassada pela Fifa, a partir de acordo assinado em maio de 2011, que estabelecia um programa de trabalho de dez anos para favorecer a integridade no esporte.

A Interpol, no entanto, garantiu que seguirá observando de perto “os acontecimentos que envolvem a Fifa”, e informou ainda que seu programa serviu, nos 190 países-membros, para prevenir a manipulação de resultados em eventos esportivos e investigar apostas ilegais por grupos criminosos. 

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.