Conmebol diz que colabora com investigação judicial e apoia reforma na FIFA
Assunção, 6 jun (EFE).- O presidente da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol), o paraguaio Juan Ángel Napout, assegurou neste sábado que tem “interesse irrenunciável em cooperar plenamente com as investigações” sobre as contas da entidade e que apoia “o radical processo de reestruturação” anunciado pela Fifa.
“Quero dizer que farei uso da minha autoridade para adotar as medidas apropriadas que promovam a transparência das atividades que nos compete e de todas as documentações que forem necessárias”, disse Napout em comunicado oficial.
Napout substituiu no ano passado Nicolás Leóz, investigado pelo FBI, à frente da Conmebol, ente sul-americano da Fifa, associação composta por 209 associações nacionais e cujo presidente, Joseph Blatter, renunciou na última terça-feira, após se ver imerso em um dos maiores escândalos de corrupção da história da entidade.
Agora a Fifa tem duas investigações em curso, uma nos Estados Unidos e outra na Suíça, e um Congresso Extraordinário no futuro próximo para escolher um novo presidente.
“A Conmebol garante a inevitável responsabilidade de plena cooperação com as investigações em curso ou as que houver, instruindo a quem corresponder para fortalecer a política de transparência institucional”, diz a carta do presidente.
“Não retrocederemos em nosso empenho para que as disposições de imunidade atualmente vigente não obstaculizem as investigações”, acrescentou.
Imunidade que o Congresso paraguaio já começou a questionar, quando na semana passada a Câmara dos Deputados aprovou por maioria um projeto de lei que pretende retirar o caráter diplomático que tem a Conmebol, cuja sede fica no Paraguai.
A legislação vigente no Paraguai dá à Conmebol “o mesmo nível que uma representação diplomática das Nações Unidas”.
Além disso, Napout assegurou que a entidade do futebol sul-americano “deu ênfase em apoiar o processo radical de reestruturação que foi anunciado pela Fifa”. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.