Palmeiras tem bom desempenho fora de casa por causa do sistema defensivo

  • Por Jovem Pan
  • 07/05/2018 08h40 - Atualizado em 07/05/2018 08h42
Palmeiras/ DivulgaçãoJogadores de ataque foram importantes na boa marcação do Palmeiras

Em 2018, o Palmeiras disputou 14 jogos fora de casa, venceu 11 partidas e só perdeu uma vez. Esse ótimo aproveitamento tem chamado atenção, principalmente depois da vitória na Arena da Baixada, neste domingo (6), onde o Atlético-PR costuma ser muito forte. E o segredo desse desempenho passa pelo sistema defensivo do Verdão.

Questionado sobre o sucesso fora de casa, o técnico Roger Machado explicou que uma boa marcação ajuda a mandar pressão para o time adversário, por causa do comportamento das torcidas.

“A gente se propõe a manter o zero no placar. Se você mantém o zero no placar, como visitante, faz você ir jogando a pressão para o adversário conforme o tempo vai rolando. Você vai tendo mais espaço para jogar e organizar suas ações ofensivas”, comentou o técnico.

Os números comprovam o que Roger falou: nestas 14 partidas fora de casa, o Palmeiras sofreu apenas 5 gols. A defesa era um ponto de desconfiança do time no início do ano, principalmente por causa da saída de Yerry Mina, mas já virou um ponto forte da equipe.

E engana-se quem pensa que a defesa é forte só por causa da zaga ou dos volantes. Contra o Atlético-PR, por exemplo, Roger fez mudanças no sistema ofensivo, como a entrada de Willian no lugar de Borja, para melhorar a marcação sob pressão, essencial para incomodar o adversário. Deu certo, pois o atacante ajudou o sistema defensivo com mobilidade e ainda fez o terceiro gol do Verdão.