Pesquisa aponta empate entre Andrés e Paulo Garcia em eleição no Corinthians

  • Por Estadão Conteúdo
  • 01/02/2018 21h45 - Atualizado em 01/02/2018 21h59
Montagem / Jovem Pan De acordo com a pesquisa, Paulo Garcia aparece na liderança com 26% das intenções de voto, seguido por Andrés, que tem 25%

O empresário Paulo Garcia e o deputado federal Andrés Sanchez estão tecnicamente empatados na liderança da disputa para a presidência do Corinthians, segundo pesquisa feita pelo Ibope à qual o jornal O Estado de S.Paulo teve acesso com exclusividade. De acordo com os dados, Garcia aparece na liderança com 26% das intenções de voto, seguido por Andrés, que tem 25%.

Antônio Roque Citadini surge com 14%, na terceira colocação. Felipe Ezabella e Romeu Tuma Júnior estão empatados com 9%. Votos brancos, nulos ou para nenhum dos candidatos somam 3%. Os entrevistados que não sabem em quem votar ou não responderam somam 15%. A margem de erro apontada é de cinco pontos porcentuais para mais ou para menos. O nível de confiança de 95%.

O instituto realizou duas pesquisas no mês de janeiro. Uma entre os dias 15 e 20 e outra de 26 a 31. Ouviu 400 associados do clube. Os resultados mostram crescimento de Paulo Garcia e queda de Andrés Sanchez.

Isso porque, na primeira rodada, a que foi realizada entre os 15 e 20 de janeiro, Andrés Sanchez aparecia na frente com 29% das intenções de voto. Paulo Garcia e Antônio Roque Citadini estavam empatados com 20% e Felipe Ezabella e Romeu Tuma Júnior juntos em terceiro, com 8%. Votos brancos e nulos (ou em nenhum dos candidatos) somavam 3%. Os que não sabiam em quem votar ou não responderam eram 13%.

A pesquisa também analisou o potencial de voto e a rejeição dos candidatos ao cargo hoje ocupado por Roberto de Andrade. A pergunta aos associados foi: “Com relação ao (nome do candidato), o (a) sr. (a) diria que com certeza votaria, poderia votar, não votaria de jeito nenhum ou não sabe/não respondeu?”.

Quando se trata de potencial de voto, a segunda rodada da pesquisa, a mais recente, aponta Andrés Sanchez com 25% – os associados disseram que votariam com certeza nele. Paulo Garcia aparece com 24%, Antônio Roque Citadini 14%, Romeu Tuma Júnior 10% e Felipe Ezabella 9%.

Já no índice de rejeição – os que não votariam de jeito nenhum no candidato -, Romeu Tuma Júnior aparece com 48% das respostas, seguido por Felipe Ezabella, com 43%, Andrés Sanchez, 37%, Antônio Roque Citadini, 35%, e Paulo Garcia com 27%. A eleição para presidente do Corinthians será neste sábado, das 9 horas às 17 horas, no Parque São Jorge.

Segundo o jornal O Estado de S.Paulo apurou, a pesquisa foi encomendada por Paulo Garcia. O Ibope não confirmou.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.