Platini oficializa candidatura à presidência da Fifa

  • Por Jovem Pan
  • 29/07/2015 09h11
Presidente da UEFA desde 2007

Presidente da UEFA e opositor de Joseph Blatter nos últimos tempos, Michel Platini confirmou sua candidatura à presidência da Fifa. Nesta quarta-feira (29), o francês manifestou ao filiados da UEFA o desejo de concorrer ao pleito que acontecerá em 26 de fevereiro de 2016.

“Há momentos na vida em que você tem que tomar decisões que estão nas suas mãos. Eu estou em um desses momentos decisivos”, afirmou Platini em nota ao site da UEFA.

Presidindo a União das Federações Europeias desde 2007, o ex-jogador da seleção francesa é membro do Comitê Executivo da Fifa desde 2002 e se posicionou contra a candidatura de Blatter nas eleições que ocorreram no último mês de maio, já que Blatter dirige a entidade máxima do futebol desde 1998.

“Durante essas últimas décadas, a Fifa só teve dois presidentes. Essa situação é um paradoxo do que vive o mundo, que passou por grandes reviravoltas em um esporte que sofre profundas mudanças econômicas. É preciso repensar o modo de governar”, comentou o francês.

As inscrições para as eleições que acontecerão em fevereiro de 2016 vão até o próximo mês de outubro. Com a renúncia de Blatter, Platini deve concorrer com o príncipe jordaniano Al-Hussein e pode ainda concorrer com o brasileiro Zico, que também manifestou o desejo de disputar as eleições.