Internacional vence o São Paulo com pênalti polêmico marcado pelo VAR

  • Por Jovem Pan
  • 07/09/2019 20h54
MAX PEIXOTO/DIA ESPORTIVO/ESTADÃO CONTEÚDOO Internacional venceu o São Paulo no Beira-RIo

Mesmo atuando com um time alternativo, o Internacional bateu o São Paulo por 1 a 0 neste sábado (7), no Beira-Rio, em confronto válido pela 18ª rodada do Campeonato Brasileiro. A vitória saiu dos pés de Rafael Sobis, que marcou em pênalti assinalado após o auxílio do VAR (árbitro de vídeo).

O resultado deixa o Colorado na 5ª posição, entrando na zona de classificação para a Libertadores, com 30 pontos. Ainda na 4ª colocação, o Tricolor fica estagnado nos 31.

Na última rodada do primeiro turno, o São Paulo recebe o CSA, no Morumbi, no domingo (15). No mesmo dia, o Internacional visita o Atlético-MG. O Colorado, no entanto, joga no meio de semana a partida de ida da final da Copa do Brasil, diante do Athletico-PR, em Curitiba.

Primeiro tempo morno

Enfrentando um Inter bem modificado, o Tricolor não se intimidou no Beira-Rio e assumiu o controle do jogo, recuperando a bola em seu campo de ataque e pressionando o adversário constantemente.

Utilizando bem Everton pela esquerda, os visitantes quase saíram na frente com jogada do ponta, que serviu Tchê Tchê. O meio-campista, no entanto, pegou embaixo da bola e isolou.

Até os 20 minutos, só os são-paulinos haviam atacado. Aos poucos, no entanto, o Internacional encaixou a marcação, começou a sair mais para o ataque e tomou as rédeas da partida.

A melhor oportunidade aconteceu com Rafael Sobis, que recebeu em profundidade e bateu firme no canto, exigindo bela defesa de Tiago Volpi.

VAR marca pênalti a favor do Internacional

No segundo tempo, a partida seguiu no marasmo, com pouca emoção na capital do Rio Grande do Sul. Por isso, ambos os treinadores começaram a fazer modificações. Pelo lado dos mandantes, Odair colocou Wellington Silva e Edenilson. Já Cuca, treinador do São Paulo, mandou a campo Igor Vinícius e Gabriel Sara, jovem estreante.

As alterações esquentaram o confronto. Primeiro, Wellington Silva subiu entre os zagueiro para cabecear, fazendo com que Volpi defendesse no reflexo. Em seguida, Gabriel Sara respondeu chutando de fora da área. Lomba, no meio do gol, defendeu.

Após leve melhora na partida, o Internacional abriu o placar em pênalti polêmico, aos 27 minutos. Rafael Sobis bateu falta, e a bola explodiu em Hudson na bairreira. Com auxílio do VAR (árbitro de vídeo), o árbitro Marcelo Henrique de Lima viu toque de mão do volante e apontou penalidade, gerando revolta dos tricolores.

Na cobrança, Rafael Sobis não titubeou e bateu no canto esquerdo, sem chance de defesa para Volpi.

Pouco organizado ofensivamente – também devido aos inúmeros desfalques no ataque – o São Paulo não conseguiu incomodar o Internacional, que cozinhou bem a partida.

Ficha técnica Internacional 1 x 0 São Paulo

Internacional

Marcelo Lomba; Heitor, Klaus, Victor Cuesta e Zeca; Bruno Silva (Edenilson), Nonato (Neilton) e Patrick; Rafael Sobis, William Pottker (Wellington Silva) e Guilherme Paredes.

Técnico: Odair Hellmann.

Cartão amarelo: Bruno Silva.

Gol: Rafael Sobis

São Paulo

Tiago Volpi; Juanfran, Arboleda, Anderson Silva e Reinaldo; Hudson, Tchê Tchê e Liziero (Gabriel Sara), Vitor Buerno (Igor Vinicius), Everton e Raniel.

Técnico: Cuca.

Cartão amarelo: Reinaldo, Liziero, Hudson, Anderson Martins e Igor Vinícius.

Público total: 16.048
Pagantes: 13.538
Renda: R$ 631.570