São Paulo busca chance de encerrar jejuns em final rara contra Palmeiras

  • Por Jovem Pan
  • 28/03/2018 15h54
Rubens Chiri/São Paulo/Divulgação São Paulo, Palmeiras, Allianz Parque, rodrigo caio O São Paulo tem cinco derrotas em cinco jogos contra o Palmeiras no Allianz Parque

Se eliminar o Corinthians nesta quarta-feira, o São Paulo fará uma final poucas vezes vista na história recente do Campeonato Paulista: desde 1992, o time tricolor não enfrenta o Palmeiras na decisão. Além disso, se o confronto for confirmado, o São Paulo terá a chance de encerrar dois jejuns que incomodam a torcida tricolor.

Um dos jejuns que pode cair é bem simples: a falta de títulos do São Paulo no Paulista. O último título foi em 2005. Desde então o clube não conseguiu sequer classificação para alguma final. E o jejum incomoda mais ainda porque o time não conquista qualquer outro título desde 2012, quando venceu a Copa Sul-Americana. Ou seja, ser campeão paulista agora seria um grande alívio.

Mas para ser campeão o São Paulo terá que, além de eliminar o Corinthians na semifinal, bater o Palmeiras na final. E isso remete a mais um jejum: o time ainda não venceu sequer um jogo contra o rival no Allianz Parque. A segunda partida da final será na arena alviverde, então o clube tricolor pode ter mais uma chance de encerrar esse jejum.

Além disso, chama atenção como essa final é rara. Apesar de serem grandes rivais e terem conquistado mais de 40 títulos estaduais, somados, eles fizeram poucas decisões. A última vez que isso aconteceu foi em 1992, quando o time tricolor venceu por 4 a 2. Antes disso, houve um jejum de 20 anos sem essa final. Em 1972, o Palmeiras conquistou o título. E além desses confrontos, aconteceram apenas mais seis finais entre São Paulo e Palmeiras, com dois títulos do tricolor e quatro do Verdão.

Para que tenha a oportunidade de quebrar esses jejuns, o São Paulo precisa pelo menos de um empate contra o Corinthians, nesta quarta-feira, às 21h45 (de Brasília), fora de casa. Se perder por um gol de diferença, o jogo vai para os pênaltis. O Timão só se classificará diretamente se vencer por mais de dois gols de diferença.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.