Gent tira invencibilidade do Zenit, avança e elimina o Valencia no grupo H

  • Por Agência EFE
  • 09/12/2015 20h09
Com a vitória sobre o Zenit

O Gent avançou pela primeira vez na história para as oitavas de final da Liga dos Campeões ao bater o já classificado Zenit São Petersburgo por 2 a 1 nesta quarta-feira em casa, na Ghelamco Arena, enquanto o Valencia foi eliminado de maneira melancólica com uma derrota para o Lyon por 2 a 0 em pleno estádio Mestalla.

O Zenit tinha 100% de aproveitamento e liderança do grupo H garantida, com 15 pontos. Com isso, aproveitou para poupar alguns jogadores, entre eles o atacante brasileiro Hulk. O campeão belga então se aproveitou, venceu e ficou com o segundo lugar, com dez pontos.

As duas equipes conhecerão seus adversários em sorteio na próxima segunda-feira. Já o Valencia parou nos seis pontos, em terceiro lugar, e ficou com uma vaga na Liga Europa, enquanto o Lyon segurou a lanterna da chave, com quatro.

Ciente de que dependia apenas das próprias forças e aproveitando-se do relaxamento do adversário, que já tinha a liderança garantida, o Gent abriu o placar aos 18 minutos do primeiro tempo. Simon descolou ótimo cruzamento da esquerda, Depoitre tocou por cobertura e marcou um belo gol.

Na segunda etapa, aos 19 minutos, Dzyuba aproveitou falha da defesa mandante e empatou, mas na sequência, aos 32, foi Garay quem errou, e Milicevic marcou o segundo do representante da Bélgica.

Por sua vez, o Valencia, que chegou a comemorar ter caído no grupo H, acabou eliminado. Precisando vencer, o time agora dirigido por Gary Neville mandou uma bola logo aos sete minutos de bola rolando no Mestalla, em cabeceio de Mustafi.

Contudo, quem balançou a rede – e em grande estilo – foi o Lyon. Cornet progrediu pela direita, invadiu a área, fez um bonito corte para o meio e finalizou com categoria no ângulo direito, sem chances para Doménech, aos 37 da primeira etapa.

A pá de cal sobre o time espanhol foi jogada por Lacazette, aos 31 minutos do segundo tempo. O artilheiro do último Campeonato Francês partiu livre da intermediária e tocou na saída do goleiro.