Vantagem de uns, sufoco de outros: o que os paulistas precisam para chegar às quartas?

  • Por Jovem Pan
  • 25/08/2015 11h20
Montagem/Reprodução/Folhapress Santos

Depois de jogos agitados nas partidas de ida das oitavas de final da Copa do Brasil, os quatro grandes clubes paulistas voltam a campo nesta quarta-feira (26) para tentar garantir a classificação para as quartas de final da competição nacional.

Enquanto Santos e Palmeiras chegam ao segundo jogo das oitavas em vantagem sobre seus adversários, São Paulo e Corinthians entram pressionados, precisando reverter placares adversos.

Para garantir vaga na próxima fase da Copa do Brasil e sonhar com o título da competição, os quatro paulistas precisam de resultados diferentes.

Santos: a situação mais “confortável” é a do Peixe. Embora enfrente um dos melhores times da competição, o Corinthians, o alvinegro da Vila fez 2 a 0 no primeiro jogo e pode até ser derrotado por 1 a 0 que segue na Copa do Brasil. Derrotas por dois gols de diferença (3 a 1, 4 a 2 etc) também podem classificar o clube do litoral, desde que marque gols. Confiando no bom momento de Ricardo Oliveira, Gabriel, Thiago Maia e principalmente de Lucas Lima, o time de Dorival Junior decidirá a vaga na casa do rival e tentará suportar a pressão da torcida corintiana.

Corinthians: derrotado pelo Peixe na partida de ida, o Timão tem a missão, em tese, mais difícil entre os quatro grandes paulistas. O time de Tite precisa fazer três gols de diferença para se classificar, e um gol santista na Arena obrigaria o Corinthians a marcar quatro. Com expectativa de casa lotada, o alvinegro do Parque São Jorge aposta no poder da torcida e no bom momento de peças importantes de seu elenco, como o meia Renato Augusto, além de Vagner Love, que substitui Luciano machucado e voltou a marcar no último domingo (23), contra o Cruzeiro. A notícia ruim para os corintianos é a ausência de Jadson, artilheiro da equipe no Brasileirão, que, com uma lesão muscular, está fora da partida.

Palmeiras: apesar de ter sofrido gol em casa, o Palmeiras vai ao Mineirão em vantagem para encarar o Cruzeiro. Depois de fazer 2 a 1 no Allianz Parque, o Verdão pode até empatar em Minas que sairá classificado. Derrota por um gol de diferença, desde que marque dois gols ou mais (3 a 2, 4 a 3, etc) também carimbam a passagem do alviverde. O Verdão vai até a casa cruzeirense com a esperança de comemorar a classificação no dia de seu aniversário de 101 anos.

São Paulo: embora enfrente o adversário, em teoria, mais fraco, o São Paulo terá uma das tarefas mais complicadas para se classificar. Derrotado por 2 a 1 no Morumbi, o time de Osorio não vive boa fase – são três derrotas seguidas – e para avançar na competição, precisará de uma vitória por dois gols de diferença fora de casa.