Al Qaeda lança ataques contra sedes militares e do grupo houthis no Iêmen
Sana, 16 out (EFE).- A rede terrorista Al Qaeda lançou nas últimas horas vários ataques contra quartéis na província de Eb, no Iêmen, e contra uma sede do movimento xiita dos houthis em Sana, ainda sem dados divulgados sobre o número de mortos e feridos.
Em comunicado, o grupo Ansar al Sharia (Partidários da Lei Islâmica), um dos braços armados da Al Qaeda no Iêmen, informou que seus combatentes atacaram centros de segurança e militares na zona de Al Adin, em Eb, a 200 quilômetros ao sul de Sana.
“Foram registrados mortos e feridos entre as forças do governo (iemenita) nos combates travados com os mujahedins”, ressalta a nota da organização extremista.
Os ataques coincidem com a queda ontem da cidade de Eb, capital da província homônima, nas mãos dos houthis, que nas últimas semanas têm aumentado sua influência em novas zonas do país.
O movimento xiita se transformou em alvo da Al Qaeda desde que tomou o controle da maioria dos edifícios governamentais da capital iemenita em meados de setembro.
Em Sana, homens armados em uma moto dispararam ontem à noite contra uma das sedes do grupo no bairro Al Qaa, deixando dois houthis mortos e outros dois feridos.
No último dia 9, um suicida da Al Qaeda explodiu uma bomba durante uma manifestação xiita que era realizada na praça Tahrir, no centro de Sana, matando 53 pessoas. Outras 130 ficaram feridas.
Ontem, cerca de dez rebeldes houthis e soldados da Al Qaeda morreram em conflitos nas ruas da cidade de Rada, na província de Al Baida, no centro do Iêmen. Foi o maior combate entre os dois grupos desde o início das tensões. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.