Alckmin diz que utilizar água do Paraíba do Sul ajudaria também nos períodos de cheia

  • Por Jovem Pan
  • 24/03/2014 08h11

A autorização para São Paulo utilizar o rio Paraíba do Sul no abastecimento do Sistema Cantareira poderá demorar mais de um ano. O projeto prevê interligar as represas Atibainha e Jaguari por um sistema de bombeamento de “mão dupla”.

No entanto, o Rio de Janeiro critica a ideia ao avaliar que o fornecimento de água no estado ficará prejudicado. O governador Geraldo Alckmin alegou que a obra ajudaria não só durante a falta de chuva, mas nos períodos de cheia dos rios.

*Ouça os detalhes no áudio

Alckmin ressaltou que em dois meses o estudo sobre o projeto estará concluído e a obra deverá durar 18 meses. Falando a Thiago Uberreich, o presidente do Instituto Sócio Ambiental, Carlos Bocuhy, explicou que a autorização por órgãos competentes é demorada.

Bocuhy citou como exemplo a demora para se fazer a transposição do São Francisco. O diretor da Fundação SOS Mata Atlântica, Mário Mantovani, lembrou que a obra depende de um estudo minucioso do Comitê de Bacias Hidrográficas.

Mantovani defende um trabalho sério na recuperação das represas em São Paulo. O especialistas defende, por exemplo, ações na Bilings para aumentar o fornecimento de água.

 

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.