Alemanha inicia hoje envio de material militar ao Curdistão iraquiano

  • Por Agencia EFE
  • 04/09/2014 14h08

Berlim, 4 set (EFE).- O primeiro avião com material militar alemão com destino ao Curdistão iraquiano sairá do aeroporto de Leipzig, no leste do país, na noite desta quinta-feira, informaram as Forças Armadas da Alemanha.

Um porta-voz militar explicou à imprensa local que o avião (Antonov) que levará o material ao Iraque ainda fará uma escala em Bagdá, para que as autoridades do país possam verificar a mercadoria, antes de se dirigir a Erbil, capital da região autônoma do Curdistão.

Este primeiro envio inclui 4 mil capacetes e coletes à prova de balas, equipamentos de detecção e desativação de minas e explosivos e outras ferramentas.

O governo de Angela Merkel aprovou no último domingo o envio de armas às tropas curdas, que lutam contra os jihadistas do Estado Islâmico no norte do Iraque.

A decisão foi adotada pelo governo de coalizão entre conservadores e social-democratas e contou com um amplo respaldo no parlamento, embora seja questionada pela maioria dos alemães, segundo as últimas enquetes, que rejeitam a intervenção do país em uma região em guerra. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.