Análise: após atentados de Paris, potências mundiais devem reequilibrar forças no combate ao EI

  • Por Jovem Pan
  • 16/11/2015 13h11
EFE/Justin Lane Putin e Obama durante almoço oficial da Assembleia Geral da ONU em Nova Iorque nesta segunda

Os correspondentes Jovem Pan Caio Blinder (Nova Iorque) e Ulisses Neto (Londres) e o historiador Marco Antonio Villa discutiram na manhã desta segunda (16) sobre os efeitos geopolíticos dos atentados de Paris.

Há certa perscpectiva de acordo entre a Rússia e os EUA para combater o Estado Islâmico, mas também existe divergência quanto ao papel de Bashar Al-Assad nessa transição.

Putin quer o acodo que mantenha Assad no poder. Antes a França relutava em fazer ataques aéreos na Síria

A possibilidade agora é tratar isso como uma Guerra Mundial. O Estado Islâmico é o Hitler e Assad é visto como Stalin (aliado necessário), explica Caio Blinder.

Villa vê a ocupação territorial como única solução. Como é possível o Estado Islâmico exportar petróleo?, questiona. Alguém compra. Além disso, há o tráfico de armas.

Ulisses Neto destaca que a Rússia tem muitos interesses na Síria. Bashar al-Assad é o único aliado do Kremlin na região.

Blinder lembra que Assad representa uma minoria alauíta, sufla a animosidade de uma maioria dos sunitas. Todo mundo é contra o Estado Islâmico, até sunitas, como o Hamas, que condenou os ataques. Porém, tirar Assad significaria um vácuo no poder, instaurando-se possivelmente o mesmo caos visto após a deposição de Saddam Hussein.

Infelizmente quem fixa a agenda nesse momento é o Estado Islâmico, conclui o correspondente. Enquanto isso, os países ocidentais seguem reagindo aos atentados terroristas e não decidindo como agir.

Ouça a conversa completa no áudio do começo do texto.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.