Apuração é lenta no R.Unido após pesquisa que dá vitória aos conservadores

  • Por Agencia EFE
  • 14/05/2015 03h47
  • BlueSky

Londres, 8 mai (EFE).- A apuração dos votos avança com lentidão na madrugada desta sexta-feira (data local) no Reino Unido após a realização das eleições gerais que, segundo uma pesquisa de boca de urna encomendada pelos canais de televisão, foram vencidas com ampla margem pelo Partido Conservador, do primeiro-ministro David Cameron.

Quase cinco horas depois do fechamento das zonas eleitorais, às 22h locais (18h de Brasília) da quinta-feira, a apuração foi concluída em apenas 48 dos 650 distritos eleitorais, que determinam os deputados que integrarão a Câmara dos Comuns.

Dos distritos apurados, 19 foram para os candidatos do Partido Trabalhista. No entanto, segundo a pesquisa, os trabalhistas de Ed Miliband ficariam com 239 cadeiras e perderiam nove em relação à atual legislatura.

O Partido Conservador desponta como o vencedor com 316 deputados, a apenas dez da maioria absoluta de 326, um resultado que representará uma grande surpresa se for confirmado, já que todas as pesquisas pré-eleitorais previam um empate entre os dois grandes partidos.

Entre os perdedores destas eleições estão os liberal-democratas de Nick Clegg, que integram a coalizão de governo de Cameron. Segundo a pesquisa, o partido perderia 47 cadeiras e elegeria apenas dez deputados. Além disso, o próprio Clegg corre o risco de ficar fora da próxima legislatura.

Outra novidade destas eleições é a fortalecimento dos nacionalistas escoceses no parlamento de Londres. Após perderem o referendo sobre a independência do Reino Unido no mês de setembro do ano passado, o Partido Nacionalista Escocês (SNP) obteria 58 das 59 cadeiras reservadas para essa região.

A apuração dos votos é um processo lento e complexo devido ao sistema eleitoral vigente no Reino Unido. Cada um dos distritos eleitorais elege um deputado por maioria simples, enquanto os outros candidatos são descartados.

Espera-se que os resultados finais sejam divulgados até o meio-dia desta sexta-feira.

A participação no pleito chegou a 62,63% do eleitorado, segundo os últimos dados oficiais.

A votação ocorreu em um dia útil e cerca de 50 milhões de eleitores estavam aptos a votar. EFE

mlg/rpr

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.