Arábia Saudita anuncia US$ 500 milhões em ajuda humanitária para o Iraque
Riad, 1 jul (EFE).- O rei Abdullah bin Abdul Aziz da Arábia Saudita decidiu doar a quantidade de US$ 500 milhões em ajuda humanitária para o povo iraquiano, que sofre a ofensiva dos insurgentes sunitas e de grupos extremistas.
Em comunicado, o Ministério das Relações Exteriores saudita explicou que essa decisão se deve à “tragédia” que afeta os iraquianos e que o dinheiro será voltado à população deslocada, sem discriminar por etnia ou religião.
A monarquia saudita (sunita ultraconservadora) e o governo iraquiano (liderado pelo xiita Nouri al-Maliki), trocaram acusações de estimular o sectarismo e o terrorismo desde o início do conflito no Iraque, há um mês.
Segundo a nota, Riad já informou à ONU sobre a ajuda, que será “apenas” distribuída pelas agências do organismo internacional, o que parece indicar que não passará por mãos do governo iraquiano.
A ONU cifrou em cerca de 1 milhão o número de deslocados internos no Iraque e em mais de 2.400 os mortos em junho por causa da violência.
O Iraque está imerso em uma grave crise suscitada pelo avanço de grupos insurgentes, liderados pelo Estado Islâmico (EI) que controlam amplas zonas do norte, centro e oeste do país.
O Estado Islâmico declarou além disso por sua vez em 29 de junho um califado muçulmano desde a província síria de Aleppo até o iraquiano de Diyala.
Durante essa crise, o novo parlamento iraquiano fracassou hoje em eleger em sua primeira reunião o presidente e os vice-presidentes da câmara por2 falta de quórum e consenso entre os deputados. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.