Ataques das forças do governo sírio matam 14, entre eles um líder jihadista

  • Por Agencia EFE
  • 15/03/2014 07h43

Beirute, 15 mar (EFE).- Pelo menos 14 rebeldes, entre eles um dirigente da Frente al Nusra, vinculada à Al Qaeda, morreram ontem à noite em ataques das forças governamentais nos arredores de Damasco e na província central de Homs, informou neste sábado o Observatório Sírio de Direitos Humanos.

O líder jihadista Abu Azam al Kuwaiti, “número 2” da Frente al Nusra na região de Al Qalamoun, ao norte de Damasco, morreu em decorrência dos bombardeios e choques contra as tropas do regime, que estão apoiadas por integrantes do grupo xiita libanês Hezbollah, na cidade de Yabrud.

Al Kuwaiti foi um dos negociadores para a libertação, no último domingo, das 13 freiras sequestradas em dezembro em Malula em troca de que fossem soltos prisioneiros em celas governamentais.

O Exército tomou na sexta-feira o controle de áreas do leste e do nordeste de Yabrud, que é a única população onde ainda restam insurgentes na estratégica região de Al Qalamoun, fronteiriça com o Líbano e por onde passa a estrada que une Damasco com os redutos governistas do litoral mediterrâneo.

Já em Homs, no centro do país, pelo menos 13 insurgentes islamitas morreram em uma emboscada dos soldados leais a Al-Assad na área de Al Baqia na cidade de Tal Kalaj, próxima à fronteira com o Líbano.

Neste sábado o início do conflito na Síria completa 3 anos com um saldo de mais de 146 mil mortes, segundo a último apuração feita pelo Observatório. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.