Ataques ucranianos deixam ao menos 20 mortos em Volnovaja, dizem pró-russos

  • Por Agencia EFE
  • 22/05/2014 11h14

Kiev, 22 mai (EFE).- Os ataques das forças ucranianas na cidade de Volnovaja, no sudeste da Ucrânia, causaram 20 mortos e 42 feridos, denunciou nesta quinta-feira o vice-presidente do Soviete Supremo da autoproclamada república popular de Donetsk, Vladimir Makovich.

“A operação especial das forças (ucranianas) na cidade de Volnovaja continua. Os helicópteros disparam foguetes. Há 42 feridos e 20 mortos”, disse Makovich em uma reunião do Soviete Supremo, segundo a agência russa “Interfax”. De acordo com a fonte, 18 dos feridos foram transferidos à cidade de Krasnogorovka, também na região de Donetsk.

O Ministério da Defesa da Ucrânia, por sua parte, informou que nove soldados morreram e outros 20 ficaram feridos em combates contra as milícias pró-russas no sudeste do país. Segundo a fonte, oito das vítimas morreram após a explosão de um blindado por parte dos pró-russos.

O outro soldado morreu em confrontos armados entre as forças ucranianas e os rebeldes nos acessos da cidade de Lisichansk, na vizinha Lugansk, cujos líderes pró-russos declararam a lei marcial e anunciaram a mobilização total dos homens com idades entre 18 e 45 anos que vivem na região.

Volnovaja, que possui aproximadamente 23 mil habitantes, se encontra a cerca de 60 quilômetros ao sul da cidade de Donetsk, capital da região homônima, de maioria russófona. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.