Atentado suicida durante cerimônia xiita deixa dezenas de mortos na Nigéria
Lagos, 3 nov (EFE).- Dezenas de pessoas morreram nesta segunda-feira em um atentado suicida cometido durante uma cerimônia xiita que estava sendo realizada na cidade de Potiskum, no norte da Nigéria, informou a imprensa local.
Potiskum se localiza em Yobe, um dos três Estados nigerianos onde permanece em vigor o estado de emergência decretado pelo governo da Nigéria devido à violência do grupo terrorista Boko Haram.
O ataque foi cometido por um homem que carregava um colete com explosivos e se ateou fogo em uma escola islâmica. Um grupo xiita celebrava no local o dia da Ashura, no qual lembram o assassinato do imã Hussein, considerado por essa vertente do islamismo o sucessor legítimo do profeta Maomé, de quem era neto.
Algumas testemunhas citados pela imprensa local afirmaram que pelo menos 20 pessoas morreram e várias ficaram feridas.
“Minha irmã perdeu três de seus filhos na explosão”, relatou Mohammed Adamu, um morador da cidade, ao jornal nigeriano “Premium Times”.
Embora o estado de Yobe tenha sido alvo de vários ataques do Boko Haram, nos últimos meses não tinha ocorrido nenhum incidente significativo.
Boko Haram, cujo nome significa em línguas locais “a educação não islâmica é pecado”, realiza uma sanguinária campanha para instaurar um estado islâmico radical na Nigéria.
Neste ano, mais de três mil pessoas morreram em múltiplos ataques perpetrados pelo grupo terrorista, segundo dados do governo nigeriano. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.