Atividade manufatureira da China entra em contração em agosto

  • Por Agencia EFE
  • 01/09/2015 07h01

Pequim, 1 set (EFE).- A atividade manufatureira na China retrocedeu em agosto até entrar em contração, segundo o índice geral de compras (PMI) industrial divulgado nesta terça-feira.

Esse índice marcou 49,7 pontos em agosto, abaixo do nível de 50 que separa a contração da expansão, segundo os dados divulgados pelo Escritório Nacional de Estatísticas chinês.

Trata-se do número mais baixo desde agosto de 2012, e o escritório o atribuiu em comunicado ao fato de que a economia chinesa, a segunda maior do mundo, enfrenta uma “prolongada pressão descendente”.

O PMI não manufatureiro (serviços e construção) se situou em 53,4 pontos, abaixo dos 53,9 de julho, mas ainda em zona expansiva.

O PMI do setor manufatureiro esteve se reduzindo de forma progressiva nos últimos meses e já em julho havia ficado em 50 pontos exatos.

Os dados divulgados hoje propiciaram uma nova queda nas bolsas chinesas, que arrastaram também mercados asiáticos como o de Hong Kong.

Os números antecipados e provisórios deste indicador que tinham sido divulgados nas últimas semanas por entidades privadas já tinham previsto uma redução em agosto em relação aos números de julho, o que influiu na última crise das bolsas chinesas.

O PMI da China é um indicador elaborado mensalmente a partir de enquetes com 3.000 empresas de diferente tamanho.

Nos últimos meses, este indicador refletiu as mudanças estruturais vivenciadas pela segunda economia mundial, com um menor peso progressivo da indústria e uma crescente importância do setor de serviços.

Além disso, o Produto Interno Bruto (PIB) do gigante asiático cresceu 7% anualizado no segundo trimestre do ano, igual que no primeiro, o menor ritmo em um trimestre desde 2009. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.