Autoridades resgatam 150 imigrantes ilegais que tentavam chegar aos EUA

  • Por Agencia EFE
  • 29/09/2015 01h18

México, 28 set (EFE).- Pelo menos 150 imigrantes ilegais, entre eles 25 menores, foram resgatados pelas autoridades mexicanas enquanto estavam em um veículo que os transportava em “condições de aglomeração e com sintomas de desidratação”, informaram fontes oficiais.

O Instituto Nacional de Migração (INM) indicou em comunicado que o grupo foi encontrado durante uma revista migratória realizada na estrada que conecta Manzanillo e Ciudade Mier, no estado de Zacatecas.

O grupo, integrado por 110 guatemaltecos, 27 salvadorenhos, 10 hondurenhos, dois dominicanos e um equatoriano, era levado na caixa de refrigeração de um trailer rumo a Monterrey, capital do nortista estado de Nuevo León, por quatro supostos traficantes.

“Estavam há mais de 14 horas no contêiner do trailer desde que iniciaram seu trajeto no estado de Puebla” sem receber água e nem alimentação, por isso que estavam desidratados e alguns deles a ponto de perder o conhecimento”, detalhou o organismo.

Os imigrantes ilegais disseram que haviam entrado em contato com os traficantes desde seus países de origem, que cobraram antecipadamente de 30 mil a 50 mil pesos mexicanos (entre US$ 1.756 e US$ 2.927) por pessoa para transportá-las aos Estados Unidos.

Todos foram atendidos pelos serviços de saúde de Zacatecas e a Cruz Vermelha do México e depois transferidos às instalações migratórias, onde receberam alimento, água, atendimento médico e assistência consular, apontou o INM.

No entanto, os quatro detidos, todos de nacionalidade mexicana, foram entregues ao Ministério Público para ser processados pelo crime de tráfico de estrangeiros, acrescentou.

Cada ano milhares de imigrantes ilegais centro-americanos tentam atravessar aos Estados Unidos na busca de melhores oportunidades de vida, mas durante sua travessia pelo México enfrentam o risco de cair em mãos do crime organizado ou de autoridades corruptas. EFE

mhm/ff

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.