BMW perde mais de 8% em ações após escândalo de manipulação de emissões

  • Por Agencia EFE
  • 24/09/2015 10h20

Frankfurt (Alemanha), 24 set (EFE).- A fabricante alemã BMW caiu mais de 8% na Bolsa de Frankfurt nesta quinta-feira, depois que a revista especializada “Auto Bild” informou que as emissões de poluentes do modelo X3 xDrive são elevadas demais.

A queda da BMW na bolsa ocorre após o escândalo gerado por um software utilizado para manipular a leitura de emissões de poluentes em alguns modelos da Volkswagen, que no início da semana perdeu mais de um terço de seu valor de mercado.

A “Auto Bild” informou hoje que o modelo BMW X3 xDrive supera em 11 vezes os limites de emissões de poluentes estabelecidos na legislação europeia Euro 6. A revista automobilística alemã cita informações do instituto de provas internacional ICCT (International Council on Clean Transportation).

As ações da BMW caíam 8,3% na metade da sessão da Bolsa de Frankfurt, até 76,15 euros, apesar da empresa desmentir essa informação e garantir que cumpre as normas internacionais. A também fabricante alemã Daimler perdia 4% e o produtor de pneus Continental, sofria uma queda de 3,9% em ações.

Os títulos da Volkswagen seguiam em alta, mas frearam a recuperação depois que o ministro de Transporte alemão, Alexander Dobrindt, disse que a manipulação das emissões de motores a diesel também afeta veículos na Europa.

A Volkswagen ganhava 2,6% na metade da sessão, até 114,40 euros, apesar de ter subido 7% no início da negociação após a renúncia de seu presidente, Martin Winterkorn, e depois de perder um terço de seu valor na bolsa na segunda-feira e na terça-feira.

Winterkorn, que presidia o grupo Volkswagen desde janeiro de 2007, renunciou ontem por causa do escândalo de manipulação de emissões de gases poluentes em veículos a diesel, sobre o qual alegou não saber de nada.

O presidente da Porsche, Matthias Müller, pode ser o substituto de Winterkorn, segundo informou a imprensa alemã nos últimos dias. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.