Ação que mira em fraudes na saúde de Campinas encontra mala com R$ 1 milhão

  • Por Estadão Conteúdo
  • 30/11/2017 13h39
DENNY CESARE/CÓDIGO19/ESTADÃO CONTEÚDO A Ouro Verde mira um esquema de desvio de recursos públicos da área da saúde

Não para. Nesta quinta-feira, 30, foi a vez de a Operação Ouro Verde, comandada por promotores do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) de Campinas (SP), com apoio da Polícia Militar, apreender mala e caixas com mais de R$ 1 milhão em dinheiro vivo. São muitas cédulas. A contagem ainda estava em curso às 13h.

A Ouro Verde mira um esquema de desvio de recursos públicos da área da saúde. Houve buscas na Prefeitura de Campinas. A investigação aponta que um grupo por trás da Organização Social Vitale, que administra o Hospital Ouro Verde, usa a entidade, que não deveria ter fins lucrativos, para obter indevida vantagem patrimonial.

Segundo a Ouro Verde, a vantagem é obtida pelo desvio sistemático de recursos públicos da área da saúde. Em nota, o Gaeco informou que há 33 mandados de busca e apreensão e seis mandados de prisão, distribuídos em sete cidades do Estado de São Paulo.

Em Campinas, além da residência de investigados, a sede da Vitale e o Hospital Ouro Verde são alvo de buscas.

Defesa

“A Prefeitura de Campinas informa que está colaborando com as investigações do Ministério Público referente à Vitale e que tomará todas as providências ao seu alcance para que o caso seja elucidado o mais rapidamente possível”, diz nota.

“A Administração Municipal, nesses últimos cinco anos, vem prezando pela probidade com os recursos públicos e, se ficar constatado o envolvimento de algum agente público com qualquer ilegalidade, ele será exemplarmente punido”.

“Como a própria imprensa vem noticiando nas últimas semanas, a Prefeitura já preparava um projeto criando um novo modelo de gestão para a saúde pública municipal de urgência, emergência e hospitalar, que inclui o Hospital Ouro Verde. Trata-se da Rede Municipal Mário Gatti”.

“Os detalhes deste projeto de lei, que será encaminhado à Câmara Municipal o mais breve possível, serão informados em entrevista coletiva à Imprensa às 16h de hoje (quinta-feira, 30/11), conforme agenda que já havia sido divulgada ontem pela Prefeitura”.

“Participarão desta entrevista coletiva o prefeito Jonas Donizette, o secretário de Saúde, Carmino Antonio de Souza, e o presidente do Hospital Municipal Dr. Mário Gatti, Marcos Pimenta”, finaliza a nota da prefeitura.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.