Cardeal Cláudio Hummes, que influenciou a escolha do nome do Papa, morre aos 87 anos

Corpo será velado na Catedral Metropolitana de São Paulo, onde serão celebradas Santas Missas em homenagem ao religioso

  • Por Jovem Pan
  • 04/07/2022 13h00 - Atualizado em 04/07/2022 13h21
José Patrício/Estadão Conteúdo - 12/10/2012 O bispo emérito de São Paulo, o cardeal D. Cláudio Hummes O corpo de Dom Cláudio Hummes será velado na Catedral Metropolitana de São Paulo

O cardeal Odilo Pedro Scherer, arcebispo de São Paulo, comunicou, nesta segunda-feira, 4, a morte do cardeal Cláudio Hummes, arcebispo emérito de São Paulo e prefeito emérito da Congregação para o Clero. Aos 87 anos, o religioso lutava contra o câncer. Em 2013, participou do Conclave que escolheu o Papa Francisco e, na época a, o líder da Igreja Católica revelou que a escolha do nome Francisco foi inspirada por Cláudio. Hummes também era defensor da demarcação de terras indígenas e chegou a ocupar a função de Presidente da Comissão Episcopal para a Amazônia, da CNBB, e da recém criada Conferência Eclesial da Amazônia (CEAMA). De acordo com o comunicado o arcebispo morreu após “prolongada enfermidade, que suportou com paciência e fé em Deus”.

“O médico Dr. Rodrigo Paulino constatou a morte do Cardeal, ocorrida um pouco após às 9h da manhã”, detalha a nota. Nascido em Salvador do Sul, cidade do Rio Grande do Sul, Hummes entrou na vida religiosa da Ordem Franciscana dos Frades Menores, recebeu a ordenação sacerdotal em 1958 e a ordenação episcopal em 1975. Foi bispo diocesano da cidade de Santo André, na região metropolitana de São Paulo, Arcebispo de Fortaleza e Arcebispo de São Paulo. Foi feito membro do Colégio Cardinalício pelo Papa São João Paulo II, em 2001. De 2006 a 2011 trabalhou ao lado do Papa Bento XVI em Roma, como Prefeito da Congregação para o Clero.

“Convido todos a elevarem preces a Deus em agradecimento pela vida operosa do falecido Cardeal Hummes e de sufrágio em seu favor, para que Deus o acolha e lhe dê a vida eterna, como creu e esperou. Deus acolha em suas moradas eternas nosso irmão falecido, cardeal Cláudio Hummes, e faça brilhar para ele a luz eterna”, declarou o cardeal Odilo Pedro Scherer. O corpo de Hummes será velado na Catedral Metropolitana de São Paulo, onde serão celebradas Santas Missas em diversos horários que ainda não foram divulgados.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.