Collor é alvo de operação da PF por esquema no Ibama

A ação desta quarta-feira (21) é um desdobramento da Politéia, deflagrada em 2015

  • Por Jovem Pan
  • 21/10/2020 10h29 - Atualizado em 21/10/2020 13h17
Roque de Sá/Agência Senado Fernando Collor Entre os alvos da Operação está o senador e ex-presidente da República Fernando Collor

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quarta-feira (21), a Operação O Quinto Ato, que tem o objetivo de desvendar um esquema de corrupção que aconteceu entre 2014 e 2015. De acordo com a apuração, a situação envolve o pagamento de vantagens indevidas com a intenção de intervenção junto ao Ibama. Isso possibilitaria a liberação da licença ambiental de instalação no Porto Pontal Paraná Importação e Exportação SA, no Estado do Paraná. Entre os alvos da operação está o senador e ex-presidente da República Fernando Collor.

Cerca de 50 policiais estão nas ruas para cumprir 12 mandados de busca e apreensão expedidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF) nos endereços dos investigados em Curitiba (PR), Pontal do Paraná (PR), Gaspar (SC) e São Paulo (SP). Também foi determinado o bloqueio de valores financeiros de envolvidos. A Operação O Quinto Ato é um desdobramento da Operação Politéia, deflagrada em 2015. Na ocasião, foram identificados que bens de luxo pertencentes a um parlamentar teriam sido pagos com dinheiro obtido através de vantagens indevidas, recebidas de empresários que atuavam junto a órgão federais.

No Instagram, o ex-presidente se pronunciou afirmando que foi surpreendido com o que ele classificou como um “ato inusitado”. Ele disse que nada foi levado da casa dele e falou, ainda, que vai tentar “apurar a razão deste fato de que fui vítima” e que está com a consciência tranquila. “Nada tenho a temer”, pontuou. Veja, abaixo, o pronunciamento de Collor:

 

Ver essa foto no Instagram

 

Nada tenho a temer.

Uma publicação compartilhada por Fernando Collor ⏳ (@fernando_collor) em

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.