Filho de FHC reage à acusação de Cerveró e nega influência na Petrobras

  • Por Estadão Conteúdo
  • 03/06/2016 19h27

Fernando Henrique Cardoso se emociona durante celebração dos 20 anos do Plano Real

Agência Brasil Fernando Henrique Cardoso durante celebração dos 20 anos do Plano Real

Em nota divulgada na tarde desta sexta-feira, 3, o filho do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, Paulo Henrique Cardoso, negou que tenha influenciado a direção da Petrobras na contratação da empresa PRS Energia, como denunciou o ex-diretor da estatal Nestor Cerveró, em delação premiada. Segundo a nota, assinada pelo advogado Sergio Bermudes, o filho do ex-presidente “informa categoricamente que jamais teve qualquer relação, próxima ou remota, direta ou indireta, com as empresas referidas no depoimento do encarcerado Nestor Cerveró”.

Segundo Bermudes, Paulo Henrique Cardoso “atribui a falsidade da declaração do ex-diretor da Petrobras a uma tentativa de envolver seu pai nos escândalos ocorridos na estatal”. Nestor Cerveró, preso na Operação Lava Jato em janeiro de 2015, fechou acordo de delação premiada e deverá passar a prisão domiciliar no dia 24 deste mês. 

Na delação, Cerveró disse ter presenciado irregularidades na Petrobras durante o governo Fernando Henrique (1995-2002), entre as quais a contratação, pela estatal, da PRS Energia, que, segundo o ex-diretor, pertencia ao filho do ex-presidente tucano Cerveró disse que a PRS associou-se à Petrobras para gerir a termoelétrica Termorio, construída pela multinacional francesa Alstom, ao custo de US$ 715 milhões. O ex-diretor afirmou que a contratação da PRS foi feita “por orientação do então presidente da Petrobras Philippe Reichtsul, por volta de 2000”.

“A fonte dessa deslavada mentira deve ser a mesma da qual proveio a notícia, já cabalmente desmentida, de que o ex-presidente seria proprietário de dois apartamentos no exterior, tudo não passando de mais uma urdidura vexaminosa que compromete e denuncia os seus artífices”, conclui o advogado de Paulo Henrique.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.