Ideia de anistiar caixa dois nasceu em reunião convocada por Rodrigo Maia

  • Por Jovem Pan
  • 21/09/2016 10h10
Brasília- DF- Brasil- 18/08/2015- Ordem do dia para análise e discussão da proposta que reajusta o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) pelo índice da poupança (PL 1358/15). Dep. Rodrigo Maia (DEM-RJ) Foto: Gustavo Lima/ Câmara dos Deputados Gustavo Lima/Câmara dos Deputados Rodrigo Maia (DEM) - AGCMR

Ainda não apareceu o pai do projeto que tentava tipificar o crime de caixa dois, que foi a votação no Plenário da Câmara dos Deputados na noite de segunda-feira (19).

No entanto, o repórter Jovem Pan em Brasília, José Maria Trindade, tem uma teoria. O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM), que agora diz que vai retirar o projeto de pauta e fala que não sabia da ideia, reuniu os líderes dos partidos polítcos nos últimos dias.

Foi uma reunião fechada, tão fechada que até os assessores dos parlamentares foram proibidos de participar. Na saída, os assessores somente falaram que “não sabiam exatamente o que iria ser discutido na reunião”. Era exatamente esse projeto, para beneficiar todos que receberam dinheiro ilegal.

Não deu certo, dois partidos pequenos, que estavam com a razão, conseguiram barrar o projeto. O PSOL e o Rede.

Hoje, delitos desse tipo são classificados em instâncias judiciais como corrupção e lavagem de dinheiro, que preveem penas mais duras. A Lava Jato tem sido implacável com tal tipo de prática. Se aprovada, a manobra anistiaria todos que já cometeram o crime de caixa dois, uma vez que até agora não é previsto em lei.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.