Líder do governo critica Temer por “sentar na cadeira antes da hora”

  • Por Estadão Conteúdo
  • 27/04/2016 14h38
Edilson Rodrigues/Agência Senado senador Humberto Costa (PT-PE) ASENADO

O líder do governo, Humberto Costa (PT-PE), fez duras críticas ao vice-presidente Michel Temer durante sessão da comissão especial do impeachment na manhã desta quarta-feira, 27 O senador petista acusou o vice de “sentar na cadeira antes da hora” e de tratar o Congresso como um órgão auxiliar. “Queria demonstrar o meu repúdio ao vice-presidente da República que, ignorando que ainda estamos em um processo de análise do impeachment, faz reuniões abertas para tratar de cargos no governo”, criticou.

O senador também criticou a forma como Temer tem agido como presidente, ao montar seu possível governo ignorando o processo em curso no Senado. “Ele trata esse Congresso como um órgão de homologação e já se considera presidente da República.”

Em sua crítica, o líder do governo relembrou um célebre acontecimento político, há 30 anos, quando o então eleito prefeito de São Paulo, Jânio Quadros, desinfetou a poltrona da prefeitura. Na véspera da eleição, o candidato Fernando Henrique Cardoso havia sentado na cadeira para posar para uma foto. “Gostaria que os senhores testemunhassem que estou desinfetando esta poltrona porque nádegas indevidas a usaram”, foi a fala de Quadros na época, parafraseada hoje pelo líder Humberto Costa.

Temer já teria escolhido Henrique Meirelles para assumir o Ministério da Fazenda. Eliseu Padilha ficaria na Casa Civil, enquanto o atual presidente do PMDB, Romero Jucá (RR) pode liderar a pasta do Planejamento. O tucano José Serra (SP) que, por mais de uma vez, demonstrou interesse em ser parte do governo peemedebista, pode ficar no Ministério da Educação.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.