Manifestações têm como foco projeto desconfigurado na Câmara, diz Kataguiri

  • Por Jovem Pan
  • 04/12/2016 13h00
Thiago Navarro/ Jovem Pan Kim Kataguiri discursa contra Renan Calheiros

Manifestações contra a corrupção por todo o País estão programadas para este domingo (4), na maioria das cidades às 14h. De acordo com um dos organizadores do Movimento Brasil Livre Kim Kataguiri, os objetivos dos protestos são: que o pacote anticorrupção, que foi desconfigurado na Câmara, seja rejeitado no Senado Federal; que a proposta do fim do foro privilegiado seja aprovado e vá pra Câmara; e também marcar e pontuar a responsabilidade do presidente do Senado Renan Calheiros em tudo que está acontecendo.

“Não é uma pauta contra um governo, ou contra um partido político, ou contra mesmo uma figura política em específico. Se fala sobre o projeto de medidas que foi proposto pelo próprio Ministério Público”, contou Kataguiri.

Segundo o organizador, em São Paulo, a manifestação deve se restringir à região da Avenida Paulista, como medida de segurança, já que não se tem uma estimativa muito certa da quantidade de pessoas que deve comparecer no protesto.

Para Kataguiri, a manifestação é mais uma prova de que o povo brasileiro tem prestado mais atenção no que acontece na política do País e tem feito com que a voz seja ouvida.

“A gente viu isso tanto na questão da Câmara, acho que os estados sentiram bastante o impacto que tem votado a favor da criação do crime de responsabilidade para juízes e promotores, e também na questão da manobra de Renan Calheiros. Ele tentou fazer uma votação simbólica pra provar o requerimento de urgência pra votação do projeto, teve uma reação imediata nas redes sociais e em ligações de gabinetes de senadores, e (…) Renan Calheiros teve uma derrota expressiva. Coisa que ele, como um político experiente, um articulador experiente, não está acostumado com esse tipo de derrota. Então, acho que isso é uma grande demonstração de que há sim como a sociedade participar”, explicou.

Confira no áudio acima a entrevista completa de Kim Kataguiri.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.