Novas eleições garantiriam alguém com legitimidade política para governar, diz Aloysio Nunes

  • Por Jovem Pan
  • 07/08/2015 10h10
Agência Brasil Aloysio Nunes Ferreira

Em entrevista exclusiva ao Jornal da Manhã da Jovem Pan desta sexta-feira (07), o senador Aloysio Nunes (PSDB-SP) afirma ser necessária a convocação de novas eleições porque, além do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff ser “longo e torturante”, o vice Michel Temer (PMDB) não reúne condições políticas para assumir o cargo. “[No caso de novas eleições] teria alguém com legitimidade política para enfrentar crise. É a maneira mais efetiva”, opina.

O tucano compara a atual situação política do país com o início da década de 1990, quando o ex-presidente Fernando Collor foi impedido de continuar seu mandato como líder da República. “O vice-presidente Itamar Franco agiu com muita cautela, jamais fez, nem em momento de agonia do Collor, aquilo que temer fez”, analisa ao se referir ao discurso do peemedebista no qual pediu união e criticou Dilma.

Nunes ressalta que Itamar teve a possibilidade de agir com mais neutralidade porque não tinha no histórico grandes conflitos políticos e, por ser um “outsider”, conseguiu montar um governo com diferentes frentes. “Montou o seu governo com todo mundo, inclusive com o PT, uma ampla coalizão”, e alerta, “no caso do eventual impeachment da presidente Dilma, não nos iludamos, haverá momentos de muito conflito”.

A propaganda do PT veiculada na noite desta quinta-feira (06) demonstra a agressividade do governo ao lidar com as incertezas políticas, considera o senador. “Do lado de lá, [tem] um pessoal perigoso, cada vez mais desmoralizado e desacreditado e quanto mais desmoralizados e desmoralizados, mais agressivos ficam”, aponta.

A peça publicitária foi ao ar no mesmo dia em que o Datafolha divulgou pesquisa mostrando que 71% da população avalia o atual governo petista como “ruim/péssimo”, enquanto aqueles que veem como “ótimo/bom” caíram para 8% em comparação aos 10% registrados no último levantamento, realizado em junho.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.