Postos abrem neste sábado em todo o País para vacinação contra a gripe

  • Por Estadão Conteúdo
  • 12/05/2018 09h57
Rovena Rosa/Agência Brasil Rovena Rosa/Agência Brasil A meta do governo federal é imunizar 54 milhões pessoas

Neste sábado, 12 de maio , o Ministério da Saúde irá promover o “Dia D” da vacinação contra a gripe. Em todo o Brasil, 65 mil postos de vacinação estarão abertos para vacinar a população-alvo da campanha.

Podem se vacinar pessoas acima de 60 anos, crianças com idade entre seis meses e cinco anos, trabalhadores de saúde, professores das redes pública e privada, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pacientes cadastrados em programas de controle das doenças crônicas do Sistema Único de Saúde (SUS), pessoas privadas de liberdade – entre eles, adolescentes de 12 a 21 anos em medidas socioeducativas – e funcionários do sistema prisional.

Portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais também podem usufruir da vacina mediante apresentação de uma prescrição médica no ato da vacinação. A escolha dos grupos prioritários segue recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tais grupos são considerados pelo Ministério da Saúde mais suscetíveis ao agravamento de doenças respiratórias.

Até o dia 9 de maio, 13,6 milhões de pessoas foram vacinadas no Brasil, de acordo com o Ministério da Saúde. A meta do governo federal é imunizar 54 milhões pessoas.

Reações adversas

Após a aplicação da vacina, podem ocorrer, de forma rara, dor, vermelhidão e endurecimento no local da injeção. Os efeitos costumam passar em 48 horas.

A vacina é contraindicada para pessoas com histórico de reação anafilática prévia em doses anteriores ou para pessoas que tenham alergia grave relacionada a ovo de galinha e seus derivados. É recomendado que pessoas com esse perfil busquem orientação médica antes de tomar a vacina.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.