Primeiro político condenado da Lava Jato, ex-deputado petista André Vargas é solto

  • Por Jovem Pan
  • 20/10/2018 10h57
Folhapress Ex-parlamentar foi acusado de receber propina de contratos de publicidade da Caixa Econômica Federal e do Ministério da Saúde

O ex-deputado federal pelo PT André Vargas foi solto nesta sexta-feira (19) após decisão da 2ª Vara de Execuções Penais de Curitiba. Condenado por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, ele estava preso desde 2015 no Complexo-Médico Penal de Pinhais, região metropolitana da capital paranaense.

A condicional foi autorizada após o ex-parlamentar cumprir mais de um terço da pena de 13 anos e 10 meses de prisão definida pelo juiz Sérgio Moro nas primeiras fases da Operação Lava Jato. A juíza Luciani de Lourdes Tesseroli Maronezi entendeu que Vargas apresentou “comportamento satisfatório” e lembrou que ele já começou a pagar, em prestações, a uma indenização de mais de 1 milhão de reais determinada pela Justiça.

A sentença do ex-deputado, acusado de receber propina de contratos de publicidade da Caixa Econômica Federal e do Ministério da Saúde, foi mantida pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) em novembro do ano passado.

Para deixar a prisão, o ex-parlamentar deverá seguir algumas regras, como não sair de casa após as 23h, arrumar um emprego formal ou frequentar um curso profissionalizante e, a cada dois meses, se apresentar perante um juiz.

Os advogados da defesa afirmaram que a decisão foi acertada e reforçaram que o ex-deputado cumpriu todos os requisitos.

*Com informações da repórter Natacha Mazzaro

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.