Senador Álvaro Dias não vê STF capaz de julgar toda a lista de Fachin: “corremos o risco da prescrição”

  • Por Jovem Pan
  • 11/04/2017 16h52
Pedro França/Agência Senado Senador Álvaro Dias (PV) - ASENADO

A divulgação da lista do ministro Edson Fachin, relator da Lava Jato no Supremo Tribunal Federal (STF), na tarde desta terça-feira (11) causou alvoroço no corredores de Brasília.

Ao todo, serão investigados nove ministros do governo de Michel Temer, 29 senadores e 42 deputados federais.

Em entrevista exclusiva à Jovem Pan, o senador Álvaro Dias (PV) afirmou que jamais se viu isso na história do País.”Nunca tivemos uma investigação que alcança tanto as autoridades. Esse fato reforça a necessidade de acabar com o foro privilegiado”, afirmou.

Para ele, caso os políticos envolvidos na investigação não sejam julgados na justiça comum, há o risco de, ao final do processo, não haver nenhum político punido. “Já que o STF não tem condições de julgar tantas ações envolvendo tantas autoridades”, explica. “Creio que é humanamente impossível para o STF julgar a curto e médio prazo tantas ações, o risco que nós corremos é da prescrição.”

Um projeto de lei de autoria do senador está sendo analisado pela Comissão de Constituição e Justiça no Senado. “O relator deve apresentar seu relatório e nós espertamos agilidade para que esse projeto possa tramitar. A fim  de que essas autoridades possam ser julgadas com o rito nomal, que é obedecido por qualquer brasileiro”, afirma. “Não há razão para essa exceção.” 

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.