Brics: Brasil, África do Sul e Rússia estudam produzir foguetes conjuntamente

  • Por Agencia EFE
  • 16/04/2015 17h12

Rio de Janeiro, 16 abr (EFE).- Empresas do setor de defesa de Brasil, África do Sul e Rússia, todos membros do grupo dos Brics (também integrado por China e Índia), estão negociando produzir de forma conjunta foguetes e a colaboração em projetos industriais, informaram nesta quinta-feira fontes das companhias.

As negociações incluem a construtora Odebrecht, o conglomerado russo Rostec e a empresa sul-africana Denel Aviation, explicou o diretor-adjunto da exportadora de material militar Rosoboronexport, Serguei Goreslavski, durante a feira de defesa LAAD, que está sendo realizada no Rio de Janeiro.

O diretor da Rosoboronexport, que faz parte da Rostec, afirmou que o projeto de colaboração está em fase “inicial” e se espera o desenvolvimento dos instrumentos de financiamento dos Brics.

“Estamos esperando os Brics ficarem fortalecidos do ponto de vista financeiro, com um banco”, disse Goreslavski.

Os projetos triangulares entre Brasil, África do Sul e Rússia preveem a criação de uma plataforma tecnológica dentro dos Brics, que permitirá aos seus membros a transferência de conhecimento no setor técnico e militar e fusões industriais entre dois ou três países do bloco.

Segundo a empresa russa, os planos de colaboração podem ser estendidos para a esfera de defesa, segurança, técnica de aviação, desenvolvimento de infraestrutura de transporte e portos marítimos.

No setor civil, a Rostec, por meio de sua filial Kamaz, colabora com a brasileira Marcopolo desde 2012 na produção de ônibus e agora ambas as empresas negociam ampliar seu acordo para desenvolver projetos na África do Sul.

A LAAD é a maior feira de defesa e segurança da América Latina e reúne delegações oficiais e cerca de 60 expositores de 71 países. O evento começou na terça-feira e será encerrado amanhã. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.