Busca por desaparecidos em vulcão no Japão são retomadas 8 meses depois

  • Por Agencia EFE
  • 10/06/2015 08h44

Tóquio, 10 jun (EFE).- Uma equipe de 50 pessoas retornou nesta quarta-feira ao vulcão japonês Ontake para retomar a busca pelos seis desaparecidos durante a erupção de setembro, oito meses depois da suspensão dos trabalhos pela chegada do inverno.

O grupo, formado por funcionários municipais, policiais, bombeiros e especialistas vulcanólogos, foi enviado para comprovar as condições da neve e cinzas vulcânicas ao redor do cimo, informou a rede pública “NHK”.

A equipe também comprovará a possibilidade de utilizar um refúgio na montanha próximo à cúpula como cobertura de emergência em caso de outra erupção.

As autoridades planejam iniciar a operação completa de resgate no final de julho, uma vez que termine a temporada de chuvas no país asiático.

O Ontake, o segundo maior vulcão do Japão com 3.067 metros de altura e situado cerca de 100 quilômetros da cidade de Nagóia (centro), entrou em erupção em 27 de setembro de 2014 enquanto centenas de montanhistas estavam em suas bases e no cimo fazendo caminhada.

A tragédia deixou pelo menos 57 mortos e seis desaparecidos, além de quase 70 feridos de diversas gravidades, a maioria por golpes, fraturas e queimaduras.

Em 16 de outubro, as autoridades japonesas decidiram cancelar até a primavera de 2015 a busca pelas seis pessoas que seguem desaparecidas no vulcão, após a primeira nevasca na cúpula, o que aumenta os riscos de avalanchas e desprendimentos e dificultam a visibilidade.

A erupção é a que mais perdas humanas causou no Japão desde 1926, quando houve 144 mortos e cerca de 210 feridos pela explosão do monte Tokachi, na ilha de Hokkaido, no norte do país. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.