Cápsula Dragon da SpaceX cai no Oceano Pacifico após abastecer a ISS

  • Por Agencia EFE
  • 21/05/2015 17h05

Washington, 21 mai (EFE).- A cápsula Dragon da empresa SpaceX caiu nesta quinta-feira no Oceano Pacífico no horário previsto após se desacoplar com sucesso da Estação Espacial Internacional (ISS) e encerrou sua sexta missão de abastecimento, informou a agência espacial americana (Nasa).

A cápsula não tripulada caiu no Oceano Pacífico às 13h42 (horário de Brasília), a cerca de 249 quilômetros de Long Beach, na Califórnia, após deixar a ISS às 11h04.

A sonda será transferida de navio para um porto próximo a Los Angeles e parte da tonelada e meia de material transportada chegará à Nasa nas próximas 48 horas.

A sonda espacial saiu de Cabo Canaveral, na Flórida, no dia 14 de abril, e no dia 17 se acoplou à ISS carregado com duas toneladas de material e 40 novos experimentos científicos.

Com este voo da Dragon, a SpaceX já realizou seis missões de abastecimento das 12 previstas em um contrato de US$ 1,6 bilhões assinado com Nasa.

Em setembro de 2014, a Nasa anunciou a concessão de um contrato milionário à empresa SpaceX e à fabricante aeronáutica Boeing para transportar astronautas americanos a partir de 2017, o que desde a aposentadoria do programa das naves espaciais, em 2011, dependia das cápsulas russas Soyuz.

A SpaceX Dragon se tornou em 2012 o primeiro veículo comercial a levar carga à estação espacial e agora a empresa trabalha em uma versão para transportar humanos. EFE