Cazaquistão entregará à Índia 5 mil toneladas de urânio em 4 anos

  • Por Agencia EFE
  • 08/07/2015 14h45

Astana, 8 jul (EFE).- O presidente do Cazaquistão, Nursultan Nazarbayev, afirmou nesta quarta-feira, depois de uma reunião com o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, que “seu país entregará nos próximos quatro anos 5.000 toneladas de urânio à Índia”.

A companhia nuclear cazaque Kazatomprom assinou hoje um contrato com o Departamento de Energia Atômica da Índia “sobre futuras entregas de 5.000 toneladas urânio nos próximos quatro anos”, informou o gabinete da presidência do Cazaquistão.

O presidente cazaque ressaltou que “a Índia é o principal parceiro econômico do Cazaquistão na Ásia Central”, segundo o comunicado de imprensa.

Os dois países cooperam em áreas como tecnologia da informação, indústria petrolífera e de gás, agricultura, energia nuclear e produtos farmacêuticos.

Durante as negociações “os dois dirigentes discutiram temas políticos da atualidade e decidiram fortalecer as relações comerciais, econômicas e humanitárias”, acrescenta o comunicado.

Por sua vez, o primeiro-ministro da Índia assegurou que esta visita ao Cazaquistão “abre as portas para melhorar nossas relações”.

Modi, que realizou uma visita oficial de dois dias a Astana, também convidou o presidente do Cazaquistão a visitar a Índia.

“Eu gostaria de convidá-lo à Índia e esperamos com interesse sua visita”, destacou Modi.

Os líderes de ambos países também expressaram sua satisfação pelos resultados da visita já que, assinalaram, “contribuiu em grande medida à ampliação da estratégica cooperação cazaque-indiana”. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.