Centenas de nova-iorquinos já esperam o papa Francisco em frente à catedral

  • Por Agencia EFE
  • 24/09/2015 20h20

Nova York, 24 set (EFE).- Centenas de pessoas já se encontram nos arredores da Catedral de São Patrício de Nova York, onde dentro de algumas horas se espera a chegada do papa Francisco em seu primeiro ato público na cidade.

Por volta de 10h (horário local, 11h de Brasília) começaram a chegar as primeiras pessoas às imediações da catedral, situada em pleno centro de Manhattan, onde esperam pacientemente por trás das cercas instaladas pela polícia.

As medidas de segurança na área são extremas, com cercas metálicas situadas ao longo da Quinta Avenida, que já está povoada de agentes dos serviços secretos, policiais com unidades caninas e equipes da Agência de Segurança Nacional (NSA).

Também foram instalados controles de segurança similares aos dos aeroportos pelos quais devem passar todas as pessoas autorizadas para ingressar na catedral, entre eles os profissionais de imprensa credenciados para cobrir o evento.

Procedente de Washington, o papa deve chegar às 17h (18h de Brasília) ao aeroporto John F. Kennedy, de onde se transferirá em helicóptero a um heliporto no sul da cidade para dirigir-se diretamente à catedral.

Após um breve percurso pela Quinta Avenida, Francisco será recebido nas escadarias pelo arcebispo de Nova York, o cardeal Timothy Dolan, e o reitor da catedral, monsenhor Robert Ritchie, além de outras autoridades estaduais e municipais.

No interior do edifício de estilo neogótico já está pendurado um cartaz no qual aparece uma imagem do pontífice e no qual se pode ler “A Catedral de São Patrício dá as boas-vindas ao santo padre, o papa Francisco”.

As autoridades também levantaram uma cerca de maior altura nos acessos laterais à catedral que está coberta por um plástico preto que impede os transeuntes ver seu interior. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.