Cerca de 4 mil manifestantes pedem legalização da maconha em Brasília

  • Por Agencia EFE
  • 23/05/2014 21h54

Brasília, 23 mai (EFE).- Aproximadamente 4 mil pessoas participaram nesta sexta-feira de uma manifestação em Brasília para pedir a legalização da maconha no Brasil, informou a Polícia Militar.

Os manifestantes da “Marcha da Maconha” caminharam pela Esplanada dos Ministérios desde o Museu Nacional até os jardins em frente ao Congresso Nacional, onde se posicionaram para formar o desenho de uma folha da erva.

Os manifestantes, que carregaram uma espécie de cigarro de maconha gigante, terminaram o protesto com uma sala de aula pública ao ar livre na qual o neurologista Renato Malcher desmentiu os supostos efeitos negativos do consumo da erva.

“A gente quer colocar em pauta a legalização da maconha. A gente acredita que a legalização é um passo chave para o Brasil avançar na solução de uma série de outros problemas, como a repressão a comunidades pobres, a criminalização de movimentos sociais, entre outros”, afirmou Marcelo Pedroso, um dos organizadores da manifestação.

A passeata reuniu integrantes de vários movimentos que defendem a legalização da maconha na capital, como Apologia, 4h20, SmokeBuddies e CannaCerrado.

Os manifestantes citaram o Uruguai como país exemplar por se tornar o primeiro do mundo a regulamentar a produção e a comercialização de maconha.

Apesar dos principais atos acontecerem em frente à sede do Congresso Nacional, nenhum representante do órgão recebeu os manifestantes.

No Congresso brasileiro, no entanto, são debatidos atualmente três projetos de lei destinados a legalizar a maconha, entre os quais uma iniciativa popular apoiada por 20 mil assinaturas que pede que a maconha tenha regulamentação similar à do tabaco e à do álcool.

Outra iniciativa, do deputado Jean Wyllys (PSOL), prevê a descriminalização do consumo, da produção e do comércio da maconha.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) admitiu em comunicado que estuda a libertação parcial dos remédios que usam canabidiol como princípio ativo.

A marcha da Maconha é realizada anualmente em diferentes cidades brasileiras desde 2002, mas em suas primeiras edições, os manifestantes tiveram que comparecer aos tribunais para poder se expressar, já que a polícia considerava sua mensagem como apologia ao crime. EFE

cm/tr

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.