Chanceler Mauro Vieira visita exposição do Brasil em Feira do Livro de Bogotá

  • Por Agencia EFE
  • 29/04/2015 00h12

Bogotá, 28 abr (EFE).- O Ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, concluiu nesta terça-feira uma viagem à Colômbia visitando a Feira Internacional do Livro de Bogotá (Filbo), a exposição brasileira e o pavilhão de Macondo.

“Macondo está espetacular, excelente. Tomara que todos pudessem viver aqui”, disse o ministro à Agência Efe após deixar o pavilhão dedicado à cidade imaginária criada pelo nobel colombiano Gabriel García Márquez, principal homenageado da feira.

Vieira, acompanhado pela embaixadora do Brasil na Colômbia, Maria Elisa Berenguer, e pelo presidente da Câmara Colombiana do Livro, Enrique González Villa, destacou o legado universal de Gabo.

“García Márquez é conhecido no mundo todo. Não é um patrimônio só da Colômbia, mas também de toda a humanidade”, disse.

O ministro visitou depois a exposição do Brasil, que homenageia o escritor Ariano Suassuna, morto no ano passado, e ao estado de Pernambuco, onde o autor viveu a maior parte de sua vida.

Vieira disse que a mostra “concentra uma manifestação cultural muito importante do nordeste do Brasil” e destacou a “literatura de cordel”, um gênero poético que surgiu na Espanha e Portugal, mas que conseguiu maior popularidade no Nordeste.

Além da obra de Suassuna, o Brasil trouxe à feira grandes nomes de sua literatura, como Machado de Assis, Jorge Amado, Clarice Lispector e Paulo Freire.

O ministro afirmou que esse tipo de exposição serve também para que, além da cultura, o Brasil promova na Colômbia “outros destinos turísticos que são menos conhecidos” e ressaltou a importância de os colombianos terem acesso à literatura brasileira traduzida para o espanhol.

Vieira, que ocupa o cargo desde 1º de janeiro, fez hoje sua primeira visita à Colômbia para analisar com a ministra das Relações Exteriores do país, María Ángela Holguín, a relação bilateral e o contexto regional e mundial. EFE

ncg-aac/lvl

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.