Cidades espanholas expõem patrimônio cultural a turistas brasileiros

  • Por Agencia EFE
  • 23/04/2015 18h54

Isadora Camargo.

São Paulo, 23 abr (EFE).- Com experiências histórico-culturais únicas na Europa, as 15 cidades espanholas declaradas Patrimônio da Humanidade pela Unesco foram expostas nesta quinta-feira na feira de turismo World Travel Market Latin America, em São Paulo.

As 15 cidades pretendem fazer com que o turista brasileiro conheça as histórias do milenar patrimônio espanhol, marcado pela mistura cultural, religiosa e gastronômica da Espanha.

“São cidades pequenas em comparação com as brasileiras, mas além da história que têm, seu patrimônio e sua gastronomia fazem com que essas cidades tenham suas próprias singularidades e diferenças”, disse à Agência Efe Marta Viñuelas, vereadora da cidade de Alcalá de Henares.

Essa cidade se destaca na feira por seu grande centro universitário, o que faz de Alcalá de Henares um destino muito importante para o turismo de quem busca aprender idiomas.

Além disso, o município homenageará em 2016 o quarto centenário da morte do escritor espanhol Miguel de Cervantes com uma programação cultural diversificada e muitos eventos gratuitos.

Outras opções são as cidades de Ávila, Segóvia, Cuenca e Toledo, que podem servir como um agradável destino cultural para os turistas que ficarem nas proximidades da capital espanhola.

Algumas sugestões da Rede de Cidades Patrimônio da Humanidade da Espanha, responsável pela divulgação do turismo no World Travel Market Latin America, são conhecer a arquitetura típica de Cuenca, a mistura do legado árabe e judeu de Toledo, ou visitar Tarragona, conhecida como “a varanda do Mediterrâneo”.

Aos amantes do turismo de luxo, a rede recomenda as praias de Ibiza e seu interior, formado por um labirinto de ruas estreitas e praças seculares.

Outro lugar de destaque na agenda cultural espanhola em 2015 é Ávila, que comemora o quinto centenário do nascimento de Santa Teresa de Jesús, o que leva muitos peregrinos católicos a essa pequena cidade medieval.

“O que as une é que são cidades únicas e inigualáveis, e por isso os brasileiros não ficarão decepcionados”, explicou Viñuelas.

Segundo a vereadora, “em qualquer uma dessas cidades o brasileiro poderá ter sensações e experiências únicas com muitos anos de história e uma culinária diferente em cada uma delas”.

A Espanha é o segundo país da Europa com mais cidades incluídas no Patrimônio da Humanidade. A lista das 15 também conta com Santiago de Compostela, Baeza, Cáceres, Córdoba, Mérida, Salamanca, San Cristobal de La Laguna e Úbeda.

Nomeada Patrimônio da Humanidade pela Unesco em 1985, a cidade compostelana é um dos destinos mais populares entre os brasileiros por causa da peregrinação cristã percorrida pelos milhares de quilômetros dos Caminhos de Santiago.

Em 2014, 450 mil brasileiros visitaram a Espanha, motivados principalmente pela “diversidade cultural do país, que deixou um legado na história do mundo”, comentou à Efe a diretora do Centro Oficial de Turismo Espanhol no Brasil, Elvira Salazar Marcos. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.