Colégios eleitorais já estão abertos para pleito presidencial na Nigéria
Nairóbi, 28 mar (EFE).- Os colégios eleitorais da Nigéria abriram suas portas às 8h deste sábado (4h de Brasília) para escolher o próximo presidente do país, no meio de uma grande incerteza por possíveis enfrentamentos entre seguidores dos dois principais candidatos e por possíveis ataques do Boko Haram.
O atual presidente, Goodluck Jonathan, e o ex-ditador e general Muhammadu Buhari, que se candidata pela quarta vez, disputam umas das eleições presidenciais mais imprevisíveis desde que o país mais povoado da África e principal potência econômica do continente acabou com o regime militar que dirigiu o país até 1999.
Um total de 56 milhões de pessoas – de uma população de 170 milhões – está convocado a votar em um pleito que contará com um enorme esquema de segurança com 360.000 policiais e milhares de soldados e membros do Corpo Nacional de Defesa Civil.
Em Lagos, a capital econômica do país, milhares de pessoas abandonaram a cidade para os próximos dias, perante a ameaça de violência pós-eleitoral prevista pelos analistas.
O longo histórico de eleições arranjadas criaram uma grande tensão em ambos partidos, que apressaram-se a assinar várias declarações de paz para evitar episódios de violência pós-eleitoral como os que deixaram 800 mortos em 2011.
O outro grande temor durante a jornada eleitoral são os possíveis atentados do grupo jihadista Boko Haram, que anunciou em várias ocasiões que não permitirá a realização do pleito, especialmente no nordeste do país. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.