Colômbia firma parceria com Reino Unido no setor de petróleo e gás

  • Por Estadão Conteúdo
  • 02/11/2016 13h56
EFE Theresa May e presidente colombiano

O Reino Unido e a Colômbia anunciaram uma nova parceria no setor de petróleo e gás durante a visita de Estado do presidente colombiano, Juan Manuel Santos. O presidente se encontrou com a primeira-ministra Teresa May no segundo dia de sua viagem. O acordo permitirá que os dois países compartilhem informações em áreas como regulação, desenvolvimento da cadeia produtora e treinamento. 

Santos começou uma visita oficial ao Reino Unido nesta terça-feira. Ele disse aos parlamentares que a Colômbia quer intensificar o comércio com seus anfitriões após a saída do Reino Unido da União Europeia e o fim da guerra civil em território colombiano.

É a primeira vez que um líder colombiano faz uma visita oficial ao Reino Unido, o que vem sendo usado pelos britânicos para destacar o foco internacional do país e preparar o terreno para sua saída definitiva da UE. As negociações dessa saída devem começar em 2019 e durar pelo menos dois anos. O secretário do exterior britânico, Boris Johnson, afirmou que “a Colômbia está bem posicionada para tirar proveito das oportunidades que se seguirão ao acordo de paz”.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.