Confrontos entre EI e regime sírio deixam 45 mortos em Palmira, na Síria

  • Por Agencia EFE
  • 16/07/2015 16h28

(Atualiza com baixas nas fileiras do EI).

Beirute, 16 jul (EFE).- Os combates entre soldados do regime de Bashar al Assad e jihadistas do Exército Islâmico (EI) deixaram pelo menos 45 mortos, entre os dois lados, na periferia da cidade monumental síria de Palmira.

A televisão oficial síria informou da morte de pelo menos 28 membros do EI em uma operação do exército em Al Makal, ao sudeste de Palmira, sem dar mais detalhes. A agência oficial “Sana” já havia noticiado que os soldados repeliram um ataque do EI contra um posto de controle militar em Al Makal.

Os militares realizaram outras operações contra os extremistas em Al Bayarat, Marhatan e Abu Talal, nos arredores de Palmira, onde abateram um número indeterminado de jihadistas.

Segundo o Observatório Sírio de Direitos Humanos pelo menos 17 militares e milicianos pró-governo morreram em confrontos e vítimas de disparo de projéteis do EI ao oeste de Palmira. Um dos mortos era um tenente-general, que foi atingido por um foguete lançado pelos jihadistas contra seu veículo.

O EI tomou o controle de Palmira em 20 de maio, cidade cujas ruínas grecorromanas fazem parte da lista de Patrimônios da Humanidade da Unesco.

Já em Al Hasaka, no nordeste do país, o EI perdeu terreno para as forças curdo-sírias e para o exército sírio.

Os extremistas iniciaram uma ofensiva em 25 de junho e conquistaram um quarto da cidade. Antes deste ataque, 40% de Al Hasaka estava nas mãos das autoridades sírias, e 60% em poder dos curdos.

Segundo Sana, os soldados do regime bloquearam hoje a via de abastecimento do EI nesta cidade desde Al-Shaddadi e Al Meilabike. E recuperaram o domínio das principais estações elétricas nos arredores do sul do município.

O Observatório Sírio de Direitos Humanos afirmou que as Unidades de Proteção do Povo, as milícias curdo-sírias, progrediram também pelos arredores de Al Hasaka e tomaram do EI o controle de uma prisão e de uma companhia de eletricidade.EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.