Coreia do Norte lança três mísseis de curto alcance ao Mar do Japão

  • Por Agencia EFE
  • 06/09/2014 01h43

Seul, 6 set (EFE).- A Coreia do Norte lançou neste sábado três mísseis de curto alcance ao Mar do Japão, informou o exército sul-coreano, que suspeita serem de um novo modelo de projétil tático desenvolvido pelo regime de Pyongyang.

Os projéteis foram disparados em torno das 7h30 (locais, 19h30 de sexta em Brasília) da cidade de Wonsan, no sudeste do país, e voaram 210 quilômetros antes de cair no Mar do Leste (Mar do Japão), de acordo com a Coreia do Sul.

O exército sul-coreano “se mantém atento aos movimentos da Coreia do Norte e vigia possíveis lançamentos adicionais”, assinalou um alto cargo militar à agência de notícias Yonhap.

Seul analisa o tipo de projétil testado por Pyongyang por suspeitar de que se trate de um novo modelo de míssil tático de curto alcance, como os lançados em 14 de agosto e 1º de setembro, segundo a mesma fonte.

“Estamos investigando o que há por trás destes lançamentos tão próximos no tempo”, assinalou o alto cargo.

O teste de hoje eleva para 19 o número de lançamentos de mísseis ou foguetes neste ano e para 111 o total de projéteis disparados, segundo dados do exército sul-coreano.

Norte e Sul seguem tecnicamente em guerra desde a Guerra da Coreia (1950-53), que terminou com um armistício nunca substituído por um tratado de paz definitivo.

Na quinta-feira passada, Coreia do Sul e Estados Unidos anunciaram a criação da primeira divisão conjunta de forças armadas para operações de guerra, uma unidade que começará a operar no primeiro semestre de 2015, o que pode gerar novas tensões com a vizinha do norte. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.